A visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia provocou muitos panos pra manga no dia de ontem. Pouco antes da chegada do mandatário brasileiro à Rússia, o presidente daquele país, Vladimir Putin, decidiu retirar parte de suas tropas da Ucrânia. Não demorou para que apoiadores, incluindo o ex-ministro Ricardo Salles, dissessem que "Bolsonaro evitou a 3ª Guerra", usando supostamente uma matéria da CNN, e que o mandatário brasileiro, de acordo supostamente com a Times, ganharia o "Nobel da Paz 2022".
Não demorou para que a CNN desmentisse que fez a tal matéria, mas o estrago já estava feito e a fake news circulava. Não satisfeitos, colocaram um vídeo onde supostamente Putin agradecia a Bolsonaro por ter tomado a decisão da retirada das tropas da Ucrânia. Putin aparecia falando a língua do seu país (russo) com a legenda em português, supostamente contendo o agradecimento.
O que acontece é que o referido vídeo, encontrado no Youtube, é de 2019, e o discurso real continha o presidente Putin homenageando as mulheres russas por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
É natural que apoiadores queiram fazer publicações exaltando sua liderança favorita e atacando o oponente. Mas no caso aqui descrito, torna-se algo preocupante, pois tratam-se de situações manipuladas, uma vez que Putin tomou a decisão da retirada das tropas da Ucrânia ainda antes da chegada do presidente brasileiro no seu país, e ainda não satisfeitos, usaram um antigo vídeo e fora do contexto para exaltar Bolsonaro como um "herói". Mesmo desmentidos, eram compartilhados nos grupos de Whatsapp com muita força. Dada a repercussão, Ricardo Salles alegou que tal publicação era "só uma brincadeira".
Resta saber se vale tudo mesmo para ganhar as eleições, se vale até criar fatos que não existem. Infelizmente isso tem se tornado comum no Brasil, e se isso não for controlado, criará uma situação muito embaraçosa, criando precedentes perigosos. Não deve valer tudo pra ganhar eleição.
PT fominha - O PT tem um amor pelo poder, isso é inegável. Em Pernambuco, o PT luta para ter o indicado para o Senado da Frente Popular. Valendo ressaltar que o PT já tem um senador de mandato, Humberto Costa. Caso esse candidato viesse a ganhar as eleições, o PT teria dois senadores, ocupando duas das três cadeiras no Senado representando o Estado, ficando o MDB de Jarbas Vasconcelos com a outra cadeira. Resta combinar com PP, PSD e Republicanos.
Lóssio elogiou Danilo - o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, deu testemunho em favor do deputado Danilo Cabral (PSB), escolhido para ser candidato a governador pela base governista. "Mesmo militando em campos opostos na política partidária na época, posso testemunhar que Danilo tratou o prefeito de Petrolina e a nossa cidade com muito respeito e atenção. Manteve uma relação republicana e amistosa entre os interesses da educação estadual e municipal. Características como essa fazem diferença na política e na vida".
Pergunta - Quando será que as fake news serão devidamente punidas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário