segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Panorama do Brasileiro 2023

 

Sport e Guarani serão os dois únicos campeões brasileiros na Série B em 2023
 

Findada a Série B, algumas definições para as Séries A, B e C já foram feitas. Embora a Série A ainda tenha duas rodadas pela frente, a Série B já tem 18 participantes definidos para o próximo ano. Como o Sport não conseguiu o acesso, o Leão será um dos dois únicos campeões brasileiros da elite a estar na próxima edição da Série B, sendo o Guarani o outro. Valendo ressaltar que enquanto o Leão foi rebaixado no ano passado, o Guarani não sabe o que é disputar a elite desde 2010. Na Série B, outro time de tradição estará de volta: o Vitória, o Leão baiano, depois de disputar a Série C neste ano. 

Quanto à Série A, todos os chamados 12 grandes disputarão a elite: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional, algo que não acontecia desde 2019, quando o Cruzeiro foi rebaixado. Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando também tinha 3 grandes, neste ano, Cruzeiro, Grêmio e Vasco conseguiram o acesso, e todos os outros que disputaram a Série A este ano não tem mais chance de rebaixamento. Além desses times, outros três que foram campeões brasileiros estarão na Série A: o Athletico-PR e o Coritiba, que se garantiram na Série A, e o Bahia, que também comemorou o acesso, sendo a primeira vez na história que o Bahia consegue o acesso logo no ano seguinte do rebaixamento. 

Quanto à representação nordestina na Série A, teremos ainda uma definição de dois ou três times: o Fortaleza já se garantiu e o Bahia subiu. Falta ainda saber se o Ceará se garante, pois está na zona de rebaixamento. Caso o Ceará não se mantenha na Série A, ele se junta a Sport, CRB, Sampaio Correia, Vitória e ABC. Esses dois últimos substituíram Náutico e CSA, que acabaram rebaixados à Série C. Além de Pernambuco, outro estado importante no futebol que não terá representante na elite será Santa Catarina, já que o Avaí foi rebaixado e nenhum catarinense da Série B - Criciúma e Chapecoense - conseguiram o acesso. Some-se ainda o rebaixamento do Brusque, que vai fazer companhia ao Figueirense. O Joinville, outra potência catarinense, deve amargar mais uma Série D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário