segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Será que querem repetir um novo 1930?

 

Desde a confirmação da vitória do ex-presidente Lula (PT) contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), grupos de apoio ao atual presidente têm feito inúmeros protestos pelo país afora, na tentativa de reverter o resultado. Alguns pedem uma intervenção, outros alegam que houve fraude nas urnas.

Desde 1889, a única ocasião na história do Brasil que um candidato presidencial venceu mas não levou foi em 1930. Há 92 anos, Júlio Prestes, com apoio do então presidente Washington Luís, vencia as eleições contra Getúlio Vargas. Mas Vargas e seu grupo denunciaram fraudes nas urnas, valendo ressaltar que naquela época o voto não era secreto.

O assassinato de João Pessoa, que havia sido candidato a vice de Getúlio, desencadeou a revolução de 1930. Washington Luís foi deposto e Júlio Prestes, bem como o vice eleito, Vital Soares, foram impedidos de assumir. Uma junta militar formada pelo General Tasso Fragoso, General Mena Barreto e Almirante Isaías de Noronha assumiram o poder no dia 24 de outubro, pouco antes do fim do mandato de Washington, e no dia 3 de novembro, entregaram o poder a Vargas. 

Mas é preciso notar que há algumas diferenças entre 1930 e 2022. O Exército deu total apoio a Vargas, coisa que no momento não se vê em relação ao Bolsonaro. Até o momento, Vargas é o único candidato derrotado na História que conseguiu reverter o quadro e assumir o poder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário