Foto: Divulgação
A coluna do Blog do Alberes Xavier apurou com uma fonte em Pernambuco que está sendo ventilado nos bastidores a possibilidade do ex-deputado federal e agora primeiro suplente da senadora eleita Teresa Leitão (PT), Silvio Costa (Republicanos), assumir a vaga da petista no Senado Federal. Uma articulação está sendo defendida para ele assumir a vaga no Casa Alta do Congresso.
Pelo fato desta eleição de 2022 ter injetado um grande quantitativo de bolsonarista no Senado, o governo Lula (PT) poderia precisar de parlamentares mais combativos e enérgicos na defesa de algumas pautas mais sensíveis. Silvio Costa tem uma forte ligação de amizade com o presidente eleito e poderia ser uma voz mais ativa na defesa do governo, já que anteriormente ele chegou a liderar a oposição ao governo Temer na Câmara após o impeachment de Dilma (PT).
Existe também a possibilidade dessa mudança no Senado para que o presidente possa prestigiar Silvio, levando em conta que o seu filho e deputado federal SIlvio Costa Filho (Republicanos) não irá assumir nenhum ministério neste primeiro momento, já que o seu partido, o Republicanos, declarou independência ao governo federal.
Caso ocorra, o remanejamento poderia ser a seguinte: Teresa assumiria um papel de destaque no Ministério da Educação, tendo em vista que ela é professora e tem a área como a principal pauta dos seus mandatos e Silvio iria para o Senado na vaga deixada pela petista.
Em sua carreira política, Silvio Costa foi vereador do Recife de 1992 a 2002, deputado estadual de Pernambuco de 2002 a 2006 e deputado federal até 2019. Opositor do presidente Temer, ele se apresentou como pré-candidato ao Senado Federal, como o "Senador de Lula" por Pernambuco em 2018, no entanto, não conseguiu ser eleito e ficou em quinto lugar mesmo recebendo uma expressiva votação com 680.435 votos, representando 10,23% do total dos votos válidos.
Fonte Blog do Alberes Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário