sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Série "Rompendo Distâncias" com novidades

 

Desenho retratando a imigrante Alycia e o jovem agricultor Antônio Neto, que fazem parte do chamado "Núcleo da Era Vargas".
 

As histórias da série "Rompendo Distâncias", de autoria de Valdenes Guilherme, também editor dos blogs da rede Notícias Net, inicia outubro com muitas novidades. O autor já voltou a postar desenhos da série em suas redes sociais. A novidade é a criação de um novo núcleo ambientado na cidade de São Paulo. 

A fictícia cidade de Lagoa da Italianinha, que se localizaria na Mata Norte de Pernambuco, onde são ambientadas a maior parte das histórias, nasceu pela mão de imigrantes italianos que por aqui chegaram fugindo da ditadura de Mussolini. Ao se estabelecerem no sítio onde hoje está a cidade, os imigrantes ainda travaram uma briga por posse de terras com uma outra família, nativa nordestina, sendo o patriarca dessa família natural do Ceará. Essas histórias desse núcleo são ambientadas na Era Vargas, e retrata o Cangaço no Nordeste e a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 

Nas histórias ambientadas nos dias atuais, na cidade de Lagoa da Italianinha, que cresceu e se tornou uma cidade turística, e que convive com as culturas nordestina e italiana, misturadas e que andam juntas. São retratados pessoas que vivem nas ruas, sem teto, bem como as agitações políticas da cidade. Além desse núcleo, existe um ambientado na fictícia comuna de Vila Dourada, na Lombardia, Itália, de onde teriam saído os fundadores da cidade de Lagoa da Italianinha; outro na Alemanha, onde são retratadas aventuras de imigrantes brasileiros; e agora o de São Paulo, retratando retirantes nordestinos, famílias da alta sociedade paulistana, uma família judaica, entre outros. 

As histórias são postadas em formato escrito no blog Rompendo Distâncias: https://rompendo-distancias.blogspot.com/


Um comentário: