quarta-feira, 18 de maio de 2022

Coluna desta quarta-feira - 18/05/2022

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue tentando tumultuar o processo eleitoral, e tem feito inúmeros ataques às urnas eletrônicas. As referidas urnas existem desde 1996, e de lá pra cá, Bolsonaro foi eleito deputado federal cinco vezes (1998, 2002, 2006, 2010 e 2014), e ainda foi eleito presidente em 2018 com direito a duas vitórias nos dois turnos daquela eleição. O PL, partido de Bolsonaro, vem tendo dificuldades para atender o pedido do presidente que quer contratar empresa privada para fazer auditoria nas eleições. Dirigentes da legenda admitem que há limitações legais para a fiscalização externa das eleições e não sabem nem se há no mercado empresa com conhecimento suficiente para realizar a tarefa.

Adversários acusam Bolsonaro de tentar justificar uma possível derrota eleitoral, como nos Estados Unidos fez Donald Trump quando perdeu em 2020 para Joe Biden.  O TSE, por sua vez, vem repetindo que o sistema de voto eletrônico é o único modelo auditável porque permite verificar, a partir dos boletins impressos por cada urna, se a totalização feita posteriormente corresponde aos votos efetivamente registrados. Ao final da votação, as urnas emitem um boletim que vem com QR Code. Após a totalização dos dados nacionais pelo TSE ainda é possível verificar se os votos que a urna registrou em qualquer seção eleitoral estão fielmente reproduzidos pela Corte.

O fato é que até o momento, o mandatário não apresentou provas das fraudes nas urnas. Alega ter sido eleito no Primeiro Turno em 2018, mas roubaram-lhe os votos. O presidente admitiu não ter provas, apenas "indícios". O fato é que para muitos analistas políticos, Bolsonaro tem "jogado para a plateia", com o intuito de tumultuar as eleições em caso de uma possível derrota. 

Caruaru de parabéns - Hoje é aniversário de Caruaru. A princesinha do Agreste completa 165 anos. Hoje voltaremos com o "Notícias Net Caruaru", bem como outros blogs locais, fazendo inclusive uma matéria especial sobre o aniversário da cidade. Caruaru, no passado, já pertenceu a Olinda, Vitória de Santo Antão e por fim, emancipou-se de Bonito. 

Nomes caruaruenses - Vários nomes vindos de Caruaru se destacaram na política estadual e até nacional. Citemos Fernando Lyra, que foi ministro; Roberto Fontes, vice-governador de Pernambuco entre 1991 e 1994; seu sucessor foi outro caruaruense, Jorge Gomes; Caruaru ainda teve outro vice-governador, João Lyra Neto; Atualmente uma das candidatas ao governo de Pernambuco foi prefeita de Caruaru até uns dias atrás, a Raquel Lyra. Outros nomes que se destacam na política pernambucana: José Queiroz, Tony Gel, Wolney Queiroz, entre outros. Valendo ressaltar que essa lista não contempla somente quem nasceu em Caruaru, mas quem construiu sua carreira política por lá. 

Blogs locais - Hoje, voltam a ser atualizados os blogs locais Notícias Net Recife, Notícias Net Limoeiro, Notícias Net Caruaru, Notícias Net Garanhuns, Notícias Net Santa Cruz e Notícias Net Petrolina, e todos com cara nova, com o mesmo padrão do Notícias Net Pernambuco.  

Pergunta - Se Bolsonaro perder, vai tentar dar golpe alegando fraudes nas urnas eletrônicas?

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário