domingo, 2 de outubro de 2022

Humilhado nas urnas por duas ex-socialistas, o PSB se despedirá do Palácio das Princesas depois de 16 anos

 

Foram 16 longos anos de ciclo de um mesmo partido em Pernambuco, o maior da história do estado. O Partido Socialista Brasileiro estará a partir do próximo ano fora do Palácio do Campo das Princesas após quatro eleições seguidas. O desempenho pífio da Frente Popular só não foi pior porque ao menos conseguiram eleger Teresa Leitão, do PT, senadora. Mas perder uma eleição, e ainda mais, ficando fora do segundo turno, chega a ser indigesto para o partido reinante há quase duas décadas. E ainda foram humilhados por duas ex-socialistas: Marília Arraes e Raquel Lyra, que no passado glorioso do partido, já compuseram os quadros do PSB. As duas que integravam o partido na época do auge com Eduardo Campos disputarão o segundo turno este ano depois de conseguirem "escantear" o PSB. E para as duas, parece um "troco", pois Marília foi vetada há oito anos para ser candidata a deputada federal e Raquel foi vetada pra ser candidata a prefeita de Caruaru há seis anos. Marília rompeu com o partido, mas não teve mais tempo pra se lançar candidata naquela ocasião, enquanto Raquel recebeu a notícia indigesta um pouco antes, dando tempo de buscar abrigo no PSDB e ser eleita prefeita de Caruaru. 

No seu auge, o PSB teve do seu lado quase todos os grandes partidos, teve prefeitos de todo o Estado. Eram poucos os que ousavam fazer-lhe oposição. Nem mesmo Jarbas Vasconcelos resistiu e acabou se aliando ao partido. Era o reinado de Eduardo Campos, que vinha de uma reeleição incontestável, com 82% dos votos, a ponto dele se lançar candidato a presidente em 2014. Mas Eduardo morreu tragicamente, e mesmo assim, Paulo Câmara foi eleito. Mas o desempenho de Paulo não chegava nem longe do de seu antecessor. Mesmo assim, Paulo ainda foi reeleito. 

Mas o longo tempo de um partido no poder cansa, e cansa muito. Danilo Cabral acabou sendo escolhido pra essa indigesta missão de representar o partido na disputa deste ano, depois da recusa de Geraldo Júlio. Muitos aliados de primeira hora largaram o barco que estava afundando e correram para Marília Arraes. Danilo ainda pouco falava no Paulo, já rejeitado, e tentava se agarrar à imagem de Lula. E o resultado foi a derrota de Danilo e a sua não passagem para o segundo turno. Resta saber se o PSB apoiará entre as duas ex-socialistas que se qualificaram para a segunda etapa, ou se adotará a neutralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...