segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Coluna desta segunda-feira - 14/02/2022

 

Depois de muitas idas e vindas, parece que o PSB já chegou ao consenso em torno do nome do deputado federal Danilo Cabral, faltando apenas o anúncio oficial. Caberá a Danilo, nesta eleição, a tarefa de defender o legado do PSB, que tenta emplacar duas décadas de sua hegemonia no comando de Pernambuco. Entretanto, não será uma tarefa muito fácil: além do desgaste natural do longo tempo de permanência do mesmo partido no poder, Danilo enfrentará nomes competitivos, que já vinham colocando o bloco na rua há algum tempo. 

Entre eles, os prefeitos Miguel Coelho (União Brasil - Petrolina) e Raquel Lyra (PSDB - Caruaru). O fato de Danilo ser do interior - é natural de Surubim - pode ter pesado na escolha, visto que os dois principais nomes do bloco oposicionista são interioranos. 

Desde o ano de 2006, o PSB se recuperou de uma acachapante derrota nas eleições que ocorrera em 1998 - quando o então governador Miguel Arraes perdeu a disputa pela reeleição por mais de 1 milhão de votos de diferença para Jarbas Vasconcelos, que hoje é aliado do PSB -, elegendo Eduardo Campos, o neto de Arraes para o Governo do Estado, o partido tem se mantido no comando com muita força política, tendo tido nesse período em eleições diferentes o apoio de quase todos os grandes partidos no estado, de diferentes linhas ideológicas. Inclusive, Miguel Coelho e Raquel Lyra já pertenceram ao PSB. Eduardo, em 2010, deu o troco a Jarbas, ganhando a reeleição por mais de 2 milhões de votos de diferença. Dois anos depois, Jarbas e o MDB se aliariam ao PSB.

2014 tinha tudo pra ser o último ano do comando da legenda no estado, uma vez que o então senador Armando Monteiro Neto liderava todas as pesquisas. Mas a trágica morte de Eduardo Campos mudou o rumo do processo, e o então desconhecido Paulo Câmara acabou sendo eleito, em uma grandiosa coligação da qual participaram até o DEM e o PSDB. Mesmo bastante questionado, Paulo foi reeleito em 2018 em primeiro turno, completando 16 anos dos socialistas no poder. 

Limoeiro e Caruaru no BBB - Com a confirmação de Larissa Tomásia para o BBB, a cidade de Limoeiro estará sendo representada no programa, que conta com uma outra pernambucana no programa: a modelo Eslovênia Marques, que embora seja paraibana de nascimento, é residente na cidade de Caruaru. 

Lagoa de Itaenga - A cidade da Mata Norte está de luto pela morte do poeta Biu Caboclo, que exercia um mandato de vereador na cidade. O velório ocorrerá durante o dia de hoje, e o sepultamento está previsto para as 10 horas desta terça-feira. 

Lula e Alckmin - A chapa de Lula e Geraldo Alckmin, segundo consta, deve ser anunciada no mês de março. Esta deverá ser a primeira vez na História do Brasil que dois políticos que já se enfrentaram em uma eleição presidencial formam uma chapa de presidente e vice. Em 2006, Lula foi reeleito presidente, derrotando Alckmin no segundo turno. Esqueçam as acusações trocadas naquele ano...

Pergunta - Danilo Cabral conseguirá superar as adversidades e emplacar mais quatro anos de PSB?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...