segunda-feira, 9 de maio de 2022

Coluna desta segunda-feira - 09/05/2022

 

Desde que entrou como pré-candidata ao governo de Pernambuco pelo Solidariedade, a deputada federal Marília Arraes acabou provocando uma reviravolta no xadrez político que envolve a disputa pelo comando do Palácio do Campo das Princesas. Ao ter a chance de encontrar um partido que lhe abriu as portas depois das inúmeras negativas do seu antigo partido PT, Marília ganha musculatura cada vez maior na disputa. Tem ganhado apoio de inúmeros aliados estado afora, além de surgir como líder nas pesquisas recentes. 

O PSB tem sido o principal derrotado assim que Marília entrou. A candidatura do deputado Danilo Cabral não consegue decolar, mesmo com o apoio de vários prefeitos. Outros, porém, que haviam anunciado apoio à Frente Popular, já correram para apoiar Marília. O impasse na escolha do candidato ao Senado pela Frente Popular, cuja briga é entre o PT e o PSD, pode, dependendo do desfecho, beneficiar ainda mais a candidata. 

Outros candidatos da oposição também sofreram após a entrada de Marília no jogo. Apenas Anderson Ferreira, candidato apoiado por Jair Bolsonaro, não sofreu nenhum prejuízo, por ser um candidato de bases diferentes do dela. Miguel Coelho perdeu alguns aliados - vide os Gouveia de Paudalho - para Marília, enquanto Raquel Lyra deixou de ser a única mulher na disputa. 

Na ocasião que ela trocou o PT pelo Solidariedade, houve quem disse que Marília Arraes estaria entrando em uma disputa sem chances. Mas ela tem provado o contrário até o presente momento. 

Dois golpes no PSB - A queda do teto no Hospital da Restauração e o incêndio nas palafitas no Pina arranharam ainda mais a imagem das gestões do PSB. Tanto o governador quanto o prefeito, do mesmo partido, foram alvos de ataques da oposição. O governador foi acusado de nada ter feito para evitar que acontecesse esse problema no hospital, enquanto o prefeito e o seu antecessor foram acusados de terem abandonado as comunidades carentes, como no caso do Pina. Foram dois golpes no PSB. 

Imagem arranhada - Além dos dois fatos citados acima, o governador Paulo Câmara (PSB) ainda teve a "brilhante" ideia de cobrar pedágio em três principais rodovias do Estado: PE-050 (trecho de Vitória de Santo Antão a Limoeiro); a PE-060 (que dá acesso do Cabo de Santo Agostinho a São José da Coroa Grande no Litoral Sul do Estado) e a PE-090 (que liga as cidades de Carpina a Toritama). A Oposição agradece. 

Pergunta - Quantos ainda trocarão Danilo por Marília? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...