terça-feira, 17 de maio de 2022

Coluna desta terça-feira - 17/05/2022

 

Não se fala em outra coisa em Pernambuco senão do anúncio da chapa formada por Marília Arraes (SD) e André de Paula (PSD), que disputarão, respectivamente, o Governo do Estado e o Senado. André sonhava em ser candidato a senador pela Frente Popular, liderada pelo PSB, mas o estilo fominha do PT de querer mais uma vaga no Senado - mesmo tendo lá uma vaga contemplada em 2018 e ainda com quatro anos pela frente - pôs tudo a perder. 

Tão logo o PSB anunciou Teresa Leitão (PT) como candidata ao Senado, André de Paula não perdeu tempo e abraçou Marília, que o acolheu. Uma chapa impensada alguns anos atrás, pela diferença na trajetória política de ambos. Marília é "cria" de Miguel Arraes, seu avô, e passou anos no PSB, tendo em seguida passado pelo PT, sempre militando no campo das esquerdas; já André passou pelo PFL, e foi tido como discípulo de Marco Maciel, com quem aprendeu muito em sua carreira política vitoriosa. Mas em comum, Marília e André possuem capacidade de articulação e diálogo, e podem dar os rumos nessa eleição que se avizinha, de modo que com André, vários partidos podem anunciar a qualquer momento o apoio à Marília. 

Tanto Marília quanto André, que possuem bagagens respeitadas, vieram "escanteados" da Frente Popular; Marília há muito tempo e recentemente no PT, enquanto André foi preterido agora depois de uma promessa que teria recebido do PSB na ocasião da eleição de João Campos em Recife de que seria candidato ao Senado. E vêm com tudo, eles já mostraram que não estão pra brincadeira. E nem queira duvidar de quem teve Miguel Arraes ou Marco Maciel como professores. 

Blog com nova cara - quem acessou o blog nesta segunda-feira já percebeu que estamos de cara nova. Além deste, estamos de volta e com cara nova nos blogs locais de Recife, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Santa Cruz. 

Presidente tumultua o processo - Jair Bolsonaro voltou a questionar, sem provas, a integridade das eleições e do processo eleitoral brasileiro, durante evento com empresários em São Paulo. Ainda que ele próprio tenha se beneficiado - desde 1996, tem sido eleito no sistema eletrônico -, o presidente tumultua o processo. Na última semana, o TSE realizou teste de segurança das urnas eletrônicas e, no dia 9, respondeu as recomendações feitas pelo Ministério da Defesa acerca do sistema eleitoral. Não há evidência de nenhuma fraude nas urnas ou no processo eleitoral. Mesmo tendo admitido não ter provas, Bolsonaro insiste na tese. Alguns acreditam que ele esteja "jogando para a plateia". 

Desespero - Beirou ao desespero a fala de Humberto Costa (PT) numa indireta para Marília Arraes (SD) de que "Lula só tem um candidato em Pernambuco, Danilo Cabral (PSB)". Embora oficialmente Danilo seja o candidato de Lula, o ex-presidente não se opôs ao uso de sua imagem por Marília. 

Pergunta - quais partidos estarão com Marília e André?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...