terça-feira, 5 de abril de 2022

Coluna desta terça-feira - 05/04/2022

 

Nas eleições em geral, eles são geralmente ignorados pelo eleitor, que está quase sempre com atenção voltada ao candidato majoritário, seja ele presidente, governador ou prefeito. Seus nomes aparecem quase sempre em tamanho minúsculo, abaixo do nome mais importante, que é o do candidato majoritário e um número muitas vezes que não seria o seu, devido ao fato que em algumas ocasiões eles não pertencem ao mesmo partido do candidato majoritário. 

Estamos falando do VICE. Em eleições, eles quase sempre são ignorados e o eleitor lhe dá pouca atenção. Muitas vezes, eles são apenas lembrados pelo candidato majoritário para lhe adicionar votos. Mas é um erro ignorá-los. Prova maior agora são Luiz Medeiros, Rodrigo Pinheiro e Simão Durando, que foram eleitos vice-prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina, respectivamente, mas devido à renúncia de Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Miguel Coelho, eles agora passaram a serem os prefeitos das cidades citadas, sendo que agora passaram a comandar as chaves dos cofres destes municípios. 

O erro em ignorar os vices é esse: pouco se imagina que ao votar em um candidato majoritário, também dá uma carta branca ao provável substituto, aquele que poderá completar o mandato caso seja acionado pela renúncia, impedimento ou morte do titular. O caso mais recente na Presidência, foi Michel Temer, que havia sido eleito vice-presidente, acabou subindo de cargo com o impeachment de Dilma Rousseff. 

A maior recomendação é esta: vai votar no seu governador, no seu presidente nas eleições deste ano? Preste atenção no vice, naquele que poderá ser seu substituto. Não ignore aquele que poderá ser o seu sucessor, mesmo que não seja exatamente o que o candidato majoritário ou você mesmo queira. 

Vices na História - Na presidência da República, tivemos vices que assumiram sucessivamente a Presidência devido a algo ocorrido com o titular: Floriano Peixoto, Nilo Peçanha, Delfim Moreira, Café Filho, João Goulart, José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer. José Sarney foi o único a exercer o mandato inteiro, uma vez que Tancredo Neves sequer chegou a tomar posse, tendo adoecido e falecido em seguida. 

Em Pernambuco - No nosso estado, mais recentemente, alguns vices se tornaram governadores devido à renúncia dos governadores para disputarem outros cargos: Gustavo Krause, Carlos Wilson, Mendonça Filho e João Lyra Neto. O caso mais emblemático ainda é o de Paulo Guerra, que assumiu o governo do Estado quando Miguel Arraes foi retirado do cargo pela ditadura militar em 1964. 

Pegou mal - A ironia do deputado Eduardo Bolsonaro contra a jornalista Miriam Leitão repercutiu mal no meio político. Ela tinha escrito que o presidente Jair Bolsonaro é um inimigo confesso da democracia, comentando as declarações recentes de ataque de Bolsonaro às instituições democráticas. O deputado, então, respondeu: "Ainda com pena da [e acrescentou um emoji de cobra]".Miriam Leitão foi presa e torturada pelo governo militar durante a ditadura. A jornalista estava grávida. Em uma das sessões de tortura foi deixada nua em uma sala escura com uma cobra.

Pergunta - Quem serão os vices de Danilo, Marília, Anderson, Raquel e Miguel?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...