Atual presidente, o democrata Joe Biden, e o ex-presidente, o republicano Donald Trump, disputaram as eleições em 2020. |
Às vésperas de mais uma eleição presidencial brasileira, convém lembrar de algo importante: às vésperas de vermos confirmada uma chapa com Lula e Geraldo Alckmin, que há 16 anos disputaram a presidência um contra o outro, precisamos falar de fidelidade política e partidária.
Dizem que o Brasil copia muito os Estados Unidos, mas parece ignorar esse quesito. Lá nos EUA, o Partido Republicano e o Partido Democrata polarizam a política daquele país, e diga-se de passagem, que não há por lá - pelo menos com a frequência que ocorre por aqui - essa ideia de "pular de galho em galho".
O que parece lá é que os políticos de lá entram em um partido por uma causa, por defender uma ideia. Já que ali entram e ali ficam. Este blogueiro nasceu durante o mandato de Ronald Reagan, mas veio a ouvir sobre política americana no tempo de George Bush. De lá pra cá, não me recordo de nenhum político americano que tenha trocado o Partido Republicano pelo Partido Democrata ou vice-versa. Mesmo quando há alguma discordância entre membros de um mesmo partido, eles se unem na eleições para apoiar o candidato do seu partido, mesmo que seja alguém que ele não engoliria. Aqui no Brasil, conhecemos casos de políticos - e são muitos - que viviam lado a lado com Lula quando ele era presidente, e que agora, só vivem ao lado de Bolsonaro. Enquanto por aqui predominam interesses pessoais, lá parece predominar a fidelidade à bandeira partidária.
História - Desde 1853, o presidente dos Estados Unidos é sempre um republicano ou democrata. O último presidente que não pertencia a um desses partidos foi Milliard Fillmore, presidente pelo Partido Whig, entre 1850 e 1853. Porém, o Whig viria a dar origem ao Partido Republicano, cujo primeiro presidente foi Abraham Lincoln (1861-1865). O Partido Democrata, bem mais antigo, originado no antigo Partido Democrata-Republicano de Thomas Jefferson, presidente entre 1801 e 1809, teve em seu primeiro presidente Andrew Jackson (1829-1837).
Nenhum comentário:
Postar um comentário