segunda-feira, 23 de maio de 2022

Coluna desta segunda-feira - 23/05/2022

 

Dos principais candidatos ao governo de Pernambuco, faltam apenas Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB) definir seus nomes ao Senado. Marília Arraes (SD) terá André de Paula (PSD) em sua chapa; Danilo Cabral (PSB), por sua vez, contará com Teresa Leitão (PT), e Anderson Ferreira (PL) terá Gílson Machado Neto (PL) como seu candidato ao Senado. 

Raquel e Miguel ainda enfrentam um verdadeiro desafio em suas campanhas. Crescem as pressões para que os dois entrem num acordo para formar uma única chapa. Caso isso venha a ocorrer, Miguel obrigatoriamente será o cabeça de chapa, pois não tem idade para disputar o Senado, que ficaria para Raquel. Mas ao que parece, nenhum dos dois está disposto a abrir mão da cabeça de chapa. Para se ter uma ideia do teor, Fernando Bezerra Coelho, pai de Miguel, chegou a sugerir que Marília retirasse sua candidatura e formasse chapa com Miguel, algo que a ex-petista não aceita, devido ao fato de que ela vem muito bem nas pesquisas ao governo de Pernambuco. 

Ambos fizeram apostas altas, deixando de lado prefeituras de duas importantes cidades do interior de Penambuco - ela, Caruaru e ele, Petrolina - , onde teriam mais dois anos de mandato. Mas fizeram uma aposta de alto risco, e correm o risco, neste contexto político atual a se afogarem abraçados, sem mandato nenhum até a próxima eleição, devido à competitividade dos outros candidatos. Por isso, não se justifica a ideia de uma não-união entre os dois. 

Danilo Cabral - Apesar dos problemas internos da Frente Popular, do PSB e da alta rejeição de Paulo Câmara, além do desgaste de 16 anos seguidos no poder, não se pode achar que Danilo é "pato morto". Tem apoio de várias lideranças políticas e ainda conta com o apoio de Lula, que detém força em Pernambuco. 

Marília Arraes - Marília, desde que entrou na disputa, mexeu no xadrez político de Pernambuco e vem liderando todas as pesquisas, além de conquistar muitos apoios políticos em todas as regiões do Estado, a maioria, de insatisfeitos da Frente Popular. Mesmo não tendo o apoio oficial de Lula, muitos a associam com ele. 

Anderson Ferreira - O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes passou a crescer desde que ganhou o apoio do presidente Jair Bolsonaro, e ao lado de Gílson Machado Neto, tem ganhado o apoio entre bolsonaristas. 

Pergunta - Quando Miguel e Raquel vão deixar a vaidade de lado e anunciar união?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...