terça-feira, 19 de outubro de 2021

História: Quase todos os grandes partidos já estiveram por pelo menos uma vez com o PSB nesses 16 anos

 

Uma das façanhas nesses quase 16 anos de poderio do PSB de Pernambuco foi ter tido quase todos os grandes partidos como aliados, pelo menos em uma das quatro eleições vitoriosas (2006, 2010, 2014 e 2018). Provavelmente, apenas os chamados partidos da extrema-esquerda nunca estiveram apoiando os governos socialistas. 

O PC do B, por exemplo, tem sido um fiel aliado de todos os governos socialistas. A única exceção foi em 2006, quando apoiou o PT, que lançou Humberto pra governador naquele ano. Atualmente, o PC do B ocupa a vice-governadoria com Luciana Santos. O PT esteve em duas coligações: em 2010 e em 2018, em ambas oportunidades apresentando a candidatura vitoriosa de Humberto Costa ao Senado, tendo sido Humberto eleito em duas oportunidades. O PDT, outro grande partido da esquerda, esteve nas coligações socialistas em 2006 e 2010. O PP esteve presente em todas as quatro eleições apoiando o PSB, enquanto outro partido de direita, o PL, só não esteve em 2018. O MDB só não esteve em 2006 e 2010, quando disputou justamente contra o PSB. Entretanto, desde 2014, o MDB de Jarbas Vasconcelos se tornou um fiel aliado dos socialistas.

Atualmente partidos de oposição, PSDB, DEM, Cidadania, PSC e PTB estiveram também pelo menos em uma oportunidade em coligações socialistas. O PSDB, o DEM e o Cidadania, antigo PPS, estiveram em 2014 apoiando Paulo Câmara. Na época, o PSB havia se afastado do PT, e isso fez com que Eduardo Campos, por sua capacidade de articulação, conseguisse atrair grandes nomes da oposição, como o próprio Jarbas, Mendonça Filho, Bruno Araújo, Roberto Freire, entre outros. O mais interessante é que naquela eleição, o DEM dividiu o mesmo palanque com o PC do B. 

O PTB, naquela eleição, disputou contra o PSB, mas já havia sido aliado em 2010, quando o próprio Armando Monteiro foi eleito senador apoiando Eduardo Campos. O PSC, assim como o PTB, também tinha apoiado Eduardo em 2010 (além de 2006), mas em 2014, seguiu ao lado da oposição, apoiando Armando. Outro partido que esteve na coligação socialista em 2010 mas estava fora em 2014 foi o Republicanos, antigo PRB. 

O PSD esteve também apoiando os socialistas, sendo "do contra" apenas em 2018. Entretanto, o PSD já traçou o caminho de volta, e atualmente, apoia o PSB. O Solidariedade, desde que foi fundado, esteve participando de todas as eleições ao lado dos socialistas. Um dado curioso é que PSD e Solidariedade são comandados a nível de estado por dois antigos nomes do extinto PFL, que era oposição ao PSB: André de Paula e Augusto Coutinho, respectivamente. 

Até os partidos que elegeram em 2018 Jair Bolsonaro presidente e Hamilton Mourão vice já estiveram nos palanques socialistas. O PSL, partido que era de Bolsonaro do qual ele saiu em 2019, apoiou o PSB em 2010 e 2014. Já o PRTB, partido do Mourão, apoiou o PSB nas duas eleições de Paulo Câmara, em 2014 e 2018. 

Outros partidos que apoiaram o PSB desde 2006: PHS, PRP, PSDC (atual Democracia Cristã), PTC, PTdoB (atual Avante), PROS, PV, PEN (atual Patriotas), PPL, PRP, PTN (atual Podemos) e PMN. Confira abaixo os partidos que estiveram com os socialistas desde 2006 por pelo menos uma vez:


2006 (Eduardo Campos) - PSB, PDT, PP, PL, PSC

2010 (Eduardo Campos) -  PSB, PDT, PT, PP, PR, PTB, PCdoB, PSC, PRB, PHS, PRP, PSDC, PSL, PTC, PTdoB

2014 (Paulo Câmara) -  PSB, PMDB, PSDB, PSD, PP, PR, DEM, PROS, SD, PCdoB, PPS, PV, PEN, PHS, PPL, PRP, PRTB, PSDC, PSL, PTC, PTN

2018 (Paulo Câmara) -  PSB, PCdoB, PT, MDB, PP, PMN, PTC, PRP, PATRI, PRTB, PPL e SD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...