segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Prédio histórico é demolido em Lajedo e historiador lamenta ausência de lei de proteção de patrimônio

 

A cidade de Lajedo foi pega de surpresa com a demolição do prédio do tradicional Comercial Sport Clube, que sediou muitos shows, eventos e encontros políticos. Para o historiador Valdeci Rocha, há pouco interesse em Lajedo de uma lei que proteja os patrimônios históricos da cidade. Apesar de ser uma cidade relativamente nova (foi emancipada em 1949), Lajedo tem algumas casas da época que era um distrito de Canhotinho. Cabe ao poder público municipal o interesse de preservar o patrimônio histórico da cidade, que tem condições de conviver em harmonia com o progresso.





Confira o que o historiador Valdeci Rocha postou sobre o assunto: 


"VAI AO CHÃO ANTIGO CLUBE DO MUNICÍPIO  DE LAJEDO - PE  : 


O Comercial Sport Clube foi fundado por um dissidente  do primeiro Clube da cidade , o Diversional Sport Clube, o Sr. José Viana ( In Memorian ) , próspero comerciante da época juntamente com diversos comerciantes Lajedenses , entre os anos de 1970 . 


O objetivo era criar um novo Clube na cidade,  para rivalizar com o Diversional pertencente ao Grupo Político : " Boca Branca  " . 


A construção do Comercial Sport Clube contou com o apoio do Deputado Estadual Osvaldo Rabelo grande político da região na época , onde o qual despejou muitos sacos de cimento para a construção do mesmo. 


Sem dúvida alguma o Comercial embalou muitas gerações de Lajedenses,  com festas , apresentações teatrais , desfiles,  bailes de carnaval,  onde por lá apresentou- se grandes nomes da nossa cultura local como Assisão,  e outros tantos , do cenário nacional tivemos o rei da boêmia Nelson Rodrigues.  


O Comercial sempre foi o reduto eleitoral do Grupo Político:  " Boca Preta  " , e lá houve muitas convenções política e festas deste partido , onde recentemente funcionou como Secretária de Cultura,  Esporte e Turismo . 


Nesta semana Lajedo foi surpreendida pela demolição deste templo da cultura Lajedense. 

Em nossa cidade não existe lei de tombamento de prédios históricos por desinteresse dos dois Grupos Políticos da nossa cidade,  e com isso caros amigos perdemos mais um prédio Histórico.  

Uma cidade que não preserva a sua história não tem identidade própria".


Créditos das Fotos : BLOG DO Redimar Araújo , Pesquisador Valdeci Rocha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...