domingo, 2 de outubro de 2022

Lula e Jair Bolsonaro disputarão o segundo turno

 

Com 99% das urnas apuradas, o certo é que teremos no Brasil um segundo turno entre o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, do PT, e o atual presidente Jair Bolsonaro, do PL. Depois de começar a apuração em desvantagem, Lula alcançou até agora 56.492.923, correspondente a 48,2%. Jair Bolsonaro ficou em segundo lugar, com 50.847.305, sendo 43,4% dos votos válidos. A grande surpresa foi Simone Tebet, do MDB, que alcançou a terceira posição, com 4.898.828, correspondente a 4,2%. Ciro Gomes, do PDT, vem tendo seu pior desempenho em eleições presidenciais, ficando em quarto lugar, com 3.577.516, ficando com apenas 3%. 

Lula disputará pela quarta vez um segundo turno de eleição presidencial. Nessas etapas decisivas, perdeu para Fernando Collor e venceu José Serra e Geraldo Alckmin. Bolsonaro, por sua vez, precisa quebrar um tabu e manter outro: o tabu a ser quebrado é que desde 1989, quando a eleição presidencial passou a ter segundo turno, o candidato que saiu em segundo lugar nunca conseguiu virar o jogo na etapa decisiva. Já o tabu a ser mantido é de estar na presidência e seguir nela, uma vez que desde 1998, quando começou a haver reeleição, todos os presidentes que já estavam no cargo foram reeleitos. 

O segundo turno acontece no dia 30 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...