terça-feira, 18 de janeiro de 2022

As trapalhadas da terceira via que ajudam Lula e Bolsonaro

 

Recentes pesquisas dão cada vez mais certeza de que neste ano, a polarização política vai ter mais força, sendo entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT). Infelizmente, não há expectativa de curto prazo de mudanças devido á trapalhadas cometidos pelos candidatos da chamada "terceira via", que tentam quebrar a polarização que tanto prejudica o País. O eleitor praticamente está sendo obrigado a escolher entre o atual governo cheio de problemas, que falhou no combate à pandemia, ou alguém que representa um passado nebuloso e que jogou o Brasil na atual situação. Se Lula criou o "nós contra eles", Bolsonaro aperfeiçoou. 

Sérgio Moro (Podemos) parece ser o candidato mais competitivo para atrapalhar a polarização, mas falta mais musculatura ao seu nome. Além do mais, Moro tem mais tentado explicar atos seus na Operação Lava Jato e na sua participação no Governo Bolsonaro como ministro da Justiça do que em apresentar propostas. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), atual governador de São Paulo, também insiste na sua candidatura a presidente, mesmo não decolando nas pesquisas. Há muito tempo o PSDB vem sendo rejeitado nas urnas, e precisa se reinventar. Além do mais, Dória não tem a confiança de todos os tucanos, o que pode dificultar muito a sua candidatura. Já Ciro Gomes (PDT) tem sido impiedoso nas suas críticas não só a Lula e a Bolsonaro, como também ao Moro e ao Dória, atrapalhando a muito a possibilidade de uma união da terceira via em torno de um único nome. O fato é que não é a qualidade do Lula nem do Bolsonaro quem coloca ambos competitivos, mas os erros de Moro, Dória e Ciro, que não conseguem chegar aos dois dígitos nas pesquisas. Vitória da polarização e derrota do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...