segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Parlamento da Itália inicia escolha do novo presidente

 

O Parlamento da Itália inicia nesta segunda-feira (24) a escolha do novo presidente do país, em substituição ao atual presidente Sérgio Mattarella, que deixará o cargo em fevereiro. O atual primeiro-ministro Mário Draghi (foto acima) é o favorito, mas outros nomes deverão se apresentar para disputar a presidência. Mais de mil “grandes eleitores” (321 senadores, 629 deputados e 58 representantes de 20 regiões) deverão eleger o novo presidente, cujo mandato dura sete anos. O Partido Democrático (PD), os antissistema do Movimento Cinco Estrelas (M5S) e a esquerda do Livres e Iguais (LeU) se aliaram para propor uma personalidade de consenso, que seja votada também pela coalizão de direita, mas seu nome ainda não foi anunciado.

O que for eleito deverá ter um grande desafio para liderar o país que vive um clima de incertezas no campo econômico e de combate á pandemia da Covid-19. Será o décimo terceiro presidente da história da Itália. Valendo ressaltar que na Itália vigora o regime parlamentarista, onde o presidente é Chefe de Estado, mas a chefia de Governo cabe ao primeiro-ministro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...