domingo, 4 de julho de 2021

Nem Cruzeiro, nem Botafogo e nem Vasco subiriam hoje se acabasse a Série B


 Quando um clube do chamado "G-12" do futebol brasileiro (Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio e Internacional) sofria algum rebaixamento da Série A, ele sempre aparecia como favorito para não só subir, como vencer a Série B do ano seguinte. E de fato, nos primeiros anos na era de pontos corridos, times como Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Vasco fizeram valer o favoritismo. O Internacional, em 2017, mesmo sem título, ficou com o vice e conseguiu o acesso. 

Mas nos anos mais recentes, não tem sido assim. O Vasco esteve fora da elite também em 2014 e 2016, e subiu, mas apenas na terceira colocação. Internacional em 2017 subiu apenas como vice. 

O Cruzeiro foi rebaixado em 2019, e em 2020 era o favorito na B. Mas não subiu, ficou pelo meio do caminho. E esse ano ganhou a companhia de outros dois gigantes: Vasco e Botafogo. 

Entretanto o cenário para os três na Série B este ano é sombrio. Atualmente com 9 jogos (apenas o Botafogo tem um jogo a menos), nenhum dos três se encontra no G-4 da classificação. Neste campeonato, apenas o Botafogo chegou a ser terceiro lugar. Vasco e Cruzeiro chegaram a estar na zona de rebaixamento. Atualmente, ocupam o G-4 e seriam promovidos à Série A se acabasse hoje o torneio: Náutico (21 pontos), Coritiba (19 pontos), Sampaio Correia (18 pontos) e Goiás (16 pontos).

O mais próximo do G-4 é o Vasco, que tem 13 pontos e está em sexto lugar na classificação. O Botafogo figura um pouco mais abaixo, com 12 pontos, em nono lugar. O Cruzeiro tem a pior performance, estando com apenas 9 pontos em décimo terceiro lugar, mais próximo da zona de rebaixamento do que do G-4. O primeiro time no Z-4, o Brasil de Pelotas, tem apenas 7 pontos, dois pontos a menos que a Raposa. 

O campeonato hoje está muito mais disputado, e péssimas administrações fazem sem dúvida, com que três times que juntos têm 10 campeonatos brasileiros, penem na divisão de acesso da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...