quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Cúpulas do DEM e do PSL decidem o novo nome do partido após a fusão

 

As cúpulas do DEM e do PSL, presididas nacionalmente por Antônio Carlos Magalhães Neto e Luciano Bivar, respectivamente, decidiram que o novo partido que nascerá da fusão das duas legendas se chamará UNIÃO BRASIL. Outra decisão é que o partido não adotará nem o número 25, número atual do DEM, nem o 17, que é o código eleitoral do PSL. A legenda terá como código eleitoral o número 44. 

Há apenas 14 anos, o Democratas adotou o atual nome, depois de ter sido PFL desde 1985. O partido foi um dos únicos dois partidos já existentes que nunca fez parte da base aliada dos governos de Lula e Dilma, tendo entrado em decadência no final da década de 2000, mas renascendo com força a partir de 2015. O DEM é considerado um dos herdeiros da antiga UDN e Arena, partido que deu sustentação ao regime militar, e que acabaria sendo dividido em três: PP, PL e PFL. 

Já o PSL, fundado em 1994 por Luciano Bivar, sempre foi uma legenda considerada pequena. Em 2018, em busca de maior protagonismo, abandonou o programa social-liberal e aderiu à extrema direita, atraindo para seus quadros o então deputado federal Jair Bolsonaro, que se elegeu naquele mesmo ano presidente da República pelo partido. Porém, em 2019, Bolsonaro deixou a legenda após divergências com Bivar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Arruda, Santa Cruz recebe o Iguatu-CE pela estreia da Série D

  O   Santa Cruz   dá o start no principal objetivo da temporada na noite desta segunda-feira. Há mais de um mês sem atuar, o Tricolor receb...